SETRATA – Terceirização de Serviços. Questão de confiança.

MENU

INFO SETRATA

  • Otimização de tempo na contratação de funcionários temporários: como fazer?


    Um dos principais desafios do RH é recrutar os candidatos certos dentro do prazo. Porém, na maioria das vezes, o processo de contratação acaba se tornando mais lento e burocrático, comprometendo a agenda dos profissionais e até sobrecarregando o setor de Recursos Humanos.


    E você, está buscando mais otimização de tempo na hora de contratar funcionários temporários? Então continue a leitura e veja o artigo que preparamos!


    Qual a importância do tempo de contratação?


    Como o RH é um departamento com uma grande demanda de atividades e que exigem bastante concentração e dedicação, os profissionais dessa área precisam saber gerenciar bem seu tempo da melhor forma.


    Aliás, o processo de recrutamento e seleção é uma das funções mais importantes do setor, sendo responsável por grande parte do tempo gasto pelos profissionais. Saiba que as tecnologias mais recentes podem ajudar muito nisso, otimizando tarefas e garantindo um processo mais dinâmico e assertivo.


    Saiba como reduzir o tempo de contratação da sua empresa


    Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para diminuir o tempo dos processos seletivos e garantir mais eficiência. Confira abaixo 4 que selecionamos para você colocar em prática na sua empresa:


    1)    Encontre e descubra quais os obstáculos do processo


    A primeira dica para otimizar as rotinas do recrutamento e seleção é fazer uma análise dos processos anteriores para entender quais são os obstáculos. Por isso, nesse momento é importante questionar:


    -    Quais fases são mais lentas e causam mais atrasos?


    -    Quais vagas são mais difíceis de preencher dentro do prazo e por que isso acontece?


    -    Alguns processos podem ser otimizados de forma prática? Por quê?


    Depois que você identificou todos os pontos, você conseguirá traçar metas e buscar ferramentas que aceleram as etapas que mais demoram. Dessa forma, o processo fica mais otimizado.


    2) Elabore um perfil de candidato ideal


    Ao entender perfeitamente o perfil que você precisa para preencher a vaga, você consegue acelerar as etapas e filtrar os candidatos da melhor forma, deixando o processo mais rápido e eficiente.


    Porém, é necessário entender as habilidades técnicas que o candidato precisa ter e qual o perfil comportamental desejado.


    3) Reaproveite recrutamentos anteriores e crie um banco de dados


    Pode ser que, em outros processos seletivos da empresa, tenham surgido ótimos candidatos que não foram escolhidos. Assim, você pode aproveitar esses talentos para novas oportunidades, por exemplo.


    Manter um banco de dados com os currículos cadastrados de acordo com suas competências também é uma boa forma de otimizar seu tempo, deixando os processos de contratação mais rápidos.


    Lembrando que o ideal é sempre oferecer feedbacks depois da realização dos processos seletivos.


    4) Crie um perfil de vaga atraente


    Uma outra forma também de otimizar o processo é construir uma boa descrição de vaga, atingindo as pessoas que você deseja, colocando as atividades e responsabilidades do futuro colaborador, entre outras coisas.


    Também é interessante informar os benefícios oferecidos, tornando a vaga mais atrativa.


    Com tudo isso, o RH consegue selecionar os candidatos de acordo com a vaga, ganhando mais tempo para as próximas etapas.


    Gostou do conteúdo ou sabe de alguém que gostaria de entender melhor sobre o assunto? Aproveite, então, para compartilhá-lo em suas redes sociais!







    Tags:


    Comentários Via Facebook


Sede Setrata Brasil: Rua João Wyclif, 111 - Sala 2.107 - Centro Empresarial Jardim Sul - CEP 86050-450 - Gleba Palhano - Londrina - PR

Central de Atendimento: contato@setrata.com.br - (43) 3372-8200 - Horário de Atendimento: segunda à sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

Copyright Setrata 2024. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Studio Diip. Design Marcelo Baldi.