SETRATA – Terceirização de Serviços. Questão de confiança.

MENU

INFO SETRATA

  • Qual a importância do perfil do candidato no processo de recrutamento?

    Para escolher novos colaboradores para uma vaga, existem alguns fatores que são levados em consideração, como conhecimentos técnicos e experiência na área, por exemplo.

    Porém, muitas pessoas ainda não sabem sobre a importância do perfil do candidato no processo de recrutamento. Aliás, a maioria das empresas têm buscado conhecer melhor a personalidade dos profissionais antes de realmente contratá-los. Dessa forma, muitas coisas são evitadas.

    Quer saber mais detalhes sobre esse tema?

    Então continue a leitura, pois preparamos um   artigo exclusivo sobre isso.

    Saiba como definir o melhor perfil para a vaga aberta na sua empresa

    Uma boa forma de garantir uma contratação eficaz para a sua organização é pensar no perfil do colaborador; pensar no tipo de profissional que seria ideal para suprir a sua demanda atual.

    Por isso, vale considerar alguns pontos, como a área de formação, quanto tempo de experiencia ele deveria ter, quais habilidades ou conhecimentos seriam um diferencial, entre outras coisas.

    Considerando tudo isso, a vaga já pode ser divulgada. 

    Lembrando que o ideal é que você dê prioridade aos candidatos mais compatíveis com os requisitos da vaga.
    Assim que você já tiver um número específico de candidatos em suas mãos, analise-os com bastante cuidado antes de selecionar os que serão entrevistados. 

    Na entrevista, você pode descobrir se o candidato compartilha da missão e dos valores da empresa, evitando o aumento de turnover dentro dela.
    Você também já consegue identificar o estilo de trabalho do possível colaborador.

    Além disso, é durante a entrevista que você percebe como o candidato se sente trabalhando com uma equipe de perfil específico. Dessa forma, você consegue ver antes se ele se adequa ou não à equipe.

    Mas afinal, qual a importância do perfil do candidato no recrutamento?


    Sempre que uma empresa abre algum processo seletivo, o principal objetivo é encontrar o profissional ideal para ocupar determinada vaga. É por isso que o perfil da vaga é estudado, são procuradas plataformas para divulgá-la, além de currículos analisados. Ou seja, acaba sendo um processo um pouco demorado.

    Hoje, é bastante comum que a maioria das pessoas se candidatem a todas as vagas que encontrarem, mesmo não atendendo aos pré-requisitos de todas. Porém, pessoas desesperadas por uma recolocação no mercado também podem se candidatar para vagas para as quais são muito qualificadas. Com isso, esses dois tipos de pessoas podem causar problemas para a empresa.

    Mas, como? A pessoa pouco qualificada pode não conseguir executar as tarefas de acordo, fazendo com que a empresa continue com a mesma necessidade de antes.

    Já a pessoa qualificada demais, poderia acabar se frustrando com um cargo com menos responsabilidades, podendo até deixar a organização por conta de sua satisfação. Ou seja, seria necessário recomeçar o recrutamento.

    Portanto, a empresa deve sempre escolher os profissionais corretos, sendo necessário um processo de recrutamento detalhista e que leve em consideração mais do que o currículo de um candidato.

    Se você ainda está em dúvida sobre o perfil de profissional que está procurando, uma outra dica é você analisar seus melhores colaboradores e entender o que tanto os deixam tão bons no que fazem, inspirando-se neles. Assim, o processo seletivo se tornará mais fácil.






    Tags:


    Comentários Via Facebook


Sede Setrata Brasil: Rua João Wyclif, 111 - Sala 2.107 - Centro Empresarial Jardim Sul - CEP 86050-450 - Gleba Palhano - Londrina - PR

Central de Atendimento: contato@setrata.com.br - (43) 3372-8200 - Horário de Atendimento: segunda à sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

Copyright Setrata 2024. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Studio Diip. Design Marcelo Baldi.