SETRATA – Terceirização de Serviços. Questão de confiança.

MENU

INFO SETRATA

  • Descubra quais são os principais métodos de avaliação de desempenho!

    Você costuma acompanhar a performance dos seus colaboradores?

    Saiba que isso é fundamental para tomar boas decisões.

    Falando nisso, através dos métodos de avaliação de desempenho, você consegue executar essa fase de acordo com as necessidades da equipe, por exemplo.

    Aliás, essa etapa é ideal para verificar o atendimento a objetivos específicos e encontrar grandes oportunidades de melhoria. Com esse método,
    você amplia a performance, identifica dificuldades, aumenta o engajamento e ainda cria um canal de feedback.

    Por isso, com uma boa avaliação, você consegue sempre melhores resultados. 

    Veja agora neste artigo mais detalhes sobre isso e conheça os principais métodos de avaliação de desempenho!

    Avaliação de desempenho: você sabe o que é?

    Nada mais é do que uma ferramenta utilizada pelo RH para mensurar a performance dos colaboradores ou áreas de uma empresa. 

    As avaliações costumam oferecer um quadro geral sobre o esforço de cada funcionário, permitindo distribuir recompensar e diagnosticando fraquezas nas equipes. 

    Ou seja, ela auxilia em uma visão estratégica para a organização, destacando pontos fortes e de melhoria. Com isso, é muito mais fácil visualizar formas de melhorar processos e gerar mais resultados.

    3 características de uma avaliação adequada

    1) Imparcialidade
    O que significa? A ausência de relações de interesse na pesquisa, não se direcionando para favorecer ou prejudicar ninguém. Assim, os cuidados estão relacionados a impedir que a convivência no trabalho prejudique os resultados.

    2) Visibilidade
    Outra coisa bastante importante é a visibilidade, mas no sentido de acompanhar os processos para gerir os recursos, lidar com imprevistos e tomar atitudes para fazer com que a avaliação seja um sucesso.

    3) Transparência
    A transparência já é o processo que deve fornecer informações claras e verdadeiras para os avaliados, não só por conta dos métodos de avaliação de desempenho, mas por conta dos feedbacks também.

    Quais os principais métodos de avaliação de desempenho?

    Autoavaliação
    Sabia que um os principais fatores para atingir o sucesso na carreira é conhecer-se melhor? É muito importante o colaborador entender as próprias limitações e habilidades para que se torne um profissional melhor e mais capacitado.

    Por isso, através da autoavaliação, o trabalhador consegue analisar sua própria atuação. Inclusive, fazendo essa reflexão, ele pode buscar outros caminhos para melhorar seu trabalho cada vez mais.

    É um tipo de processo que começa definindo quais elementos serão avaliados, como a reação a orientações ou a capacidade de adaptação, por exemplo. Logo, o colaborador analisa seu desempenho. Por fim, ele e o gestor discutem os resultados até chegar a uma análise final.

    Avaliação 90 graus
    Esta é aquela feita pelo superior do colaborador. Nesse caso, o RH ajuda a montar o processo, depois o gestor analisa os indicadores e fatores específicos para assunto.

    Além disso, é possível também que os resultados sejam discutidos entre o colaborador e o gestor depois da avaliação. Aliás, é uma conversa importante para trocar orientações e alinhar totalmente.

    Nesse tipo de modelo, os feedbacks também ganham força. Diferente da autoavaliação, o retorno é feito por uma pessoa externa, que é responsável por buscar resultados dentro do que a empresa espera alcançar.

    Avaliação 180 graus
    Conhecida também como avaliação conjunta, a 180 graus é realizada ao mesmo tempo pelo colaborador e pelo gestor. Saiba que ela é diferente da avaliação de 90 graus, pois os resultados são discutidos conforme o processo é executado.

    Diga-se de passagem, é o método mais utilizado entre as empresas, especialmente nas maiores ou naquelas que possuem uma estrutura menos flexível. 

    Seu principal benefício é que ela permite uma troca que ajuda a atuação em diversos sentidos.

    Avaliação 360 graus
    Já a avaliação 360 graus, tem uma visão global e clara do colaborador. 

    Nesse método, todas as pessoas que interagem com o colaborador dão sua opinião. Dessa forma, o trabalhador é avaliado pelo seu líder, seus colegas de trabalho e seus subordinados.

    Seu grande benefício é que ela é mais próxima da realidade. Com ela, é possível encontrar outras oportunidades de desempenho, pois não depende da visão de apenas uma pessoa.

    E esses são apenas alguns dos diversos métodos de avaliação. Aliás, você conhece mais algum ou tem dúvida sobre o assunto? Deixe pra gente nos comentários!






    Tags:


    Comentários Via Facebook


Sede Setrata Brasil: Rua João Wyclif, 111 - Sala 2.107 - Centro Empresarial Jardim Sul - CEP 86050-450 - Gleba Palhano - Londrina - PR

Central de Atendimento: contato@setrata.com.br - (43) 3372-8200 - Horário de Atendimento: segunda à sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

Copyright Setrata 2024. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Studio Diip. Design Marcelo Baldi.