SETRATA – Terceirização de Serviços. Questão de confiança.

MENU

INFO SETRATA

  • O que o RH deve fazer para reter talentos na empresa?

    A retenção de talentos é considerada uma das mais importantes ações estratégicas utilizadas na gestão de pessoas, sendo constituídas por diversas ações que auxiliam na transformação do ambiente organizacional.


    Assim, é importante que o RH faça as melhores ações para adaptar a realidade da empresa aos perfis comportamentais das pessoas e à cultura interna.


    Aliás, quer saber mais sobre o que tanto o RH pode fazer para ajudar na retenção de talentos em uma organização? Continue a leitura e descubra!


    Retenção de talentos: o que é e qual sua importância?


    Primeiro, você sabe quem são considerados os talentos da empresa? São aqueles colaboradores que melhoram a qualidade da mão de obra prestada nos serviços que realizam, de acordo com suas funções, destacando a empresa.


    Com isso, a retenção de talentos é a realização de ações em conjunto, pelo RH, com o objetivo de incentivar as pessoas na organização.


    Inclusive, o RH consegue desenvolver tarefas para criar um ambiente mais agradável, criando boas expectativas aos profissionais. Dessa forma, não existem motivos para que eles deixem a empresa.


    Além disso, com um mercado tão competitivo, é fundamental que o negócio conte com uma equipe de alta performance para se destacar entre os concorrentes. 


    Porém, nem sempre o salário é tão importante para as pessoas que são bastante capacitadas tecnicamente, pois elas valorizam ainda mais a qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho. 


    Para isso, existem ações que devem estar alinhadas com um local mais harmonioso e produtivo, o que beneficia o crescimento pessoal dos talentos.


    Boas práticas que o RH deve utilizar para reter talentos


    As empresas costumam aplicar os melhores métodos para elaborar um plano de carreira, com uma equipe competitiva e objetivos mais claros, proporcionando diversos benefícios para as duas partes.


    Confira abaixo 3 práticas para você adotar na sua empresa:


    1) Crie um processo seletivo eficaz 


    A retenção de talentos começa antes da admissão, ou seja, é no processo de recrutamento e seleção eficiente e otimizado que serão utilizadas as práticas adequadas para escolher efetivamente os colaboradores mais relevantes.


    Assim, o RH precisa efetuar o alinhamento para a definição das características das vagas que serão disponibilizadas para que as contratações sejam realizadas com assertividade, diminuindo a rotatividade de colaboradores futuramente.


    Por isso, a retenção de talentos ajuda a encontrar bons perfis já no processo seletivo.


    2) Valorize os funcionários


    Ao investir na retenção de talentos, os colaboradores criam um senso de pertencimento na empresa, ajudando a melhorar o clima organizacional. 


    E valorizando os funcionários, através de um melhor clima organizacional, faz com que as pessoas se aproximem de forma leve e natural. Com isso, a equipe melhora a solução dos problemas, garantindo resultados mais rápidos e produtivos. 


    3) Foque em um plano de carreira


    Um bom plano de carreira ajuda o funcionário a ter uma melhor previsibilidade de evolução profissional dentro da organização, tranquilizando o talento.


    Dessa forma, o colaborador fica sempre focado em seu objetivo de se dedicar cada vez mais, para alcançar o que tanto deseja profissionalmente, de acordo com a empresa oferece.


    Viu só como a retenção de talentos é importante nas empresas?

    Conhece alguém que precisa saber desse assunto? Compartilhe, então, este conteúdo em suas redes sociais!







    Tags:


    Comentários Via Facebook


Sede Setrata Brasil: Rua João Wyclif, 111 - Sala 2.107 - Centro Empresarial Jardim Sul - CEP 86050-450 - Gleba Palhano - Londrina - PR

Central de Atendimento: contato@setrata.com.br - (43) 3372-8200 - Horário de Atendimento: segunda à sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

Copyright Setrata 2024. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Studio Diip. Design Marcelo Baldi.