SETRATA – Terceirização de Serviços. Questão de confiança.

MENU

INFO SETRATA

  • Descubra quais são os 5 principais indicadores de RH!


    Você já ouviu falar nos indicadores de RH? São métricas que permitem medir a performance dos processos da área de Recursos Humanos durante um período de tempo, mensurando os níveis de desempenho, o sucesso das atividades desenvolvidas no setor, entre outras coisas.

    Aliás, quando esses indicadores são bem utilizados, ajudam os gestores em suas decisões, impactando os outros setores da organização.

    Quer saber mais sobre eles? Continue a leitura, então, e confira os cinco principais indicadores de RH que separamos!

    5 principais indicadores de RH

    Como o setor de Recursos Humanos é o grande responsável por gerenciar as pessoas dentro de uma empresa, para que essa gestão seja eficiente, é muito importante que os profissionais de RH utilizem indicadores para medir o desempenho e a eficácia de suas atividades.

    Aliás, os cinco principais indicadores são:
     
    1) Rotatividade

    É fundamental medir o índice de rotatividade de colaboradores em uma empresa para avaliar a efetividade dos processos de recrutamento e seleção, a qualidade do clima organizacional, entre outras coisas.

    Além disso, saiba que a rotatividade também gera altos custos com rescisões, novas contratações e treinamentos.

    2) Absenteísmo

    O absenteísmo está relacionado ao número de profissionais que se ausentam de sua função de alguma forma por um determinado tempo. Por isso, afastamentos, atrasos e até faltas pontuais podem ajudar a medir o nível de satisfação dos colaboradores com seus trabalhos.

    Lembrando que é importante saber também se existe algum problema recorrente e geral de engajamento dos funcionários, por exemplo.

    3) Desempenho

    Saiba que o desempenho de uma equipe é medido por três elementos: custo, tempo e qualidade.

    Com isso, através do indicador de produtividade, é possível ter um retorno melhor de cada setor, além de definir a atenção necessária para cada equipe.

    4) Treinamento

    Investir em treinamentos e capacitações é uma das principais medidas para aumentar a produtividade dos colaboradores. 

    Quando os trabalhadores têm essa oportunidade de aprendizagem, se sentem mais estimulados, conseguindo um melhor desempenho pessoal e profissional.

    5) Retenção de talentos

    Já o índice de retenção de talentos, tem o objetivo de mostrar a eficiência das táticas direcionadas à manutenção do time corporativo. 

    Através dos resultados desse indicador, é muito mais fácil entender e planejar como melhorar o engajamento do time, reduzindo o turnover.

    Uma dica é realizar periodicamente a avaliação de desempenho para identificar possíveis pontos de atenção, de maneira preventiva, para evitar a rotatividade na empresa.

    Bom, agora que você já conhece alguns dos principais indicadores mais utilizados pelo RH, você já pode colocá-los em prática para melhorar cada vez mais os resultados da organização!

    Agora, se você estiver precisando de ajuda com o RH da sua empresa, nós podemos te ajudar! Temos uma equipe especialista para proporcionar a você as melhores soluções. Fale conosco!






    Tags:


    Comentários Via Facebook


Sede Setrata Brasil: Rua João Wyclif, 111 - Sala 2.107 - Centro Empresarial Jardim Sul - CEP 86050-450 - Gleba Palhano - Londrina - PR

Central de Atendimento: contato@setrata.com.br - (43) 3372-8200 - Horário de Atendimento: segunda à sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

Copyright Setrata 2024. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Studio Diip. Design Marcelo Baldi.