SETRATA – Terceirização de Serviços. Questão de confiança.

MENU

INFO SETRATA

  • 3 dicas de como definir objetivos estratégicos para o RH


    Definir objetivos estratégicos para o setor de Recursos Humanos (RH) é essencial para o sucesso e o crescimento sustentável de uma empresa.
     
    Esses objetivos fornecem uma direção clara e alinhada com os objetivos gerais da organização, permitindo que o RH contribua efetivamente para alcançar metas maiores.

    A definição de objetivos estratégicos estabelece uma cultura organizacional sólida e uma visão compartilhada entre os colaboradores, criando senso de pertencimento e engajamento, resultando em uma equipe motivada e focada.

    Com metas claras, é possível recrutar candidatos que se alinhem à cultura da empresa e às suas necessidades de longo prazo, facilitando a identificação de lacunas de habilidades e a implementação de programas de treinamento para fortalecer o conhecimento dos colaboradores.

    Continue a leitura e confira os 3 passos para melhor definir os objetivos estratégicos para o RH.

    Passo 1: Avalie os Objetivos Organizacionais

    Para definir objetivos estratégicos para o RH, o primeiro passo é avaliar cuidadosamente os objetivos gerais da organização. 

    Compreender a missão, visão e metas da empresa é fundamental para alinhar as estratégias de RH aos resultados desejados. 

    Isso permitirá que o RH identifique as áreas em que pode contribuir para o crescimento e sucesso do negócio como um todo.

    Passo 2: Estabeleça Metas SMART

    O segundo passo é estabelecer metas SMART:

    ➡️ Específicas; 

    ➡️ Mensuráveis;

    ➡️ Alcançáveis; 

    ➡️ Relevantes;

    ➡️ Com prazo definido para o RH. 

    Metas claras e bem definidas facilitam o acompanhamento do progresso e ajudam a equipe a manter o foco. 

    Por exemplo, ao invés de estabelecer uma meta vaga como "aumentar a satisfação dos colaboradores", uma meta SMART seria "aumentar o índice de satisfação dos colaboradores em 15% até o final do próximo trimestre, através da implementação de um programa de reconhecimento e desenvolvimento".

    Passo 3: Envolva a Equipe de RH e Comunique as Metas

    O terceiro passo é envolver toda a equipe de RH no processo de definição dos objetivos estratégicos. 

    Ao fazer isso, você cria um senso de propriedade e engajamento, aumentando a motivação para alcançar as metas estabelecidas. 

    É essencial comunicar claramente as metas para toda a equipe e garantir que todos entendam como seu trabalho contribui para o alcance desses objetivos. 

    A comunicação aberta e transparente promove uma cultura de colaboração e alinhamento em direção ao sucesso organizacional.

    Por fim, a definição de objetivos estratégicos capacita o RH a atuar como um parceiro estratégico para outras áreas da empresa. 

    Ao entender as necessidades do negócio e alinhar suas ações com as metas gerais, o RH se torna um facilitador para impulsionar o crescimento e o sucesso da organização como um todo.

    E então, você já estava ciente dessas informações? Está familiarizado com outros métodos de definir objetivos estratégicos para o RH ou tem alguma dúvida em relação a algum desses pontos? Compartilhe suas ideias nos comentários abaixo!






    Tags:


    Comentários Via Facebook


Sede Setrata Brasil: Rua João Wyclif, 111 - Sala 2.107 - Centro Empresarial Jardim Sul - CEP 86050-450 - Gleba Palhano - Londrina - PR

Central de Atendimento: contato@setrata.com.br - (43) 3372-8200 - Horário de Atendimento: segunda à sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

Copyright Setrata 2024. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Studio Diip. Design Marcelo Baldi.