SETRATA – Terceirização de Serviços. Questão de confiança.

MENU

INFO SETRATA

  • A importância e os tipos de perfil profissional para o RH


    A importância e os tipos de perfil profissional para o RH


    Grande parte do que uma empresa é, ou se torna, depende das pessoas também, resultando no nível de diversidade entre os perfis dos colaboradores e de como se relacionam para criar projetos e ideias. Aliás, é com base nas definições sobre o perfil de cada colaborador que é construída a cultura organizacional, por exemplo.


    Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Então acompanhe este artigo!


    Você sabe qual a relevância do perfil profissional para o recrutamento e seleção?


    Como a sociedade é variada e formada por pessoas com visões, hábitos, comportamentos e características diferentes, nem sempre fica tudo claro quando você interage e se relaciona, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.


    Porém, em certos casos, muitas pessoas ficam tão preocupadas em manter o controle sobre tudo, que parece existir uma expectativa de determinar as pessoas nos cargos. E, perceber que todos são diferentes e têm expectativas e desejos únicos, ajuda a identificar talentos para formar equipes mais criativas.


    Inclusive, essas diferenças também estão presentes no perfil profissional, revelando particularidades na maneira como uma pessoa lida com o trabalho, os outros colaboradores e a empresa. Saiba que reconhecer essas diferenças ajuda a desenvolver liderança, por exemplo, fazendo com que o profissional de RH consiga criar ambientes e uma cultura organizacional que sejam agradáveis e estimulantes.


    Principais tipos de perfis profissionais


    Agora, vamos separar alguns dos principais perfis que são mais encontrados nas empresas.


    Planejador


    Com certeza você já deve ter tido algum colega que, quando some alguma coisa, todos perguntam para ele se ele sabe onde está. Pois bem, esse tipo de pessoa costuma ser do perfil planejador. Ele é extremamente importante em uma empresa, pois é completamente analítico e tem grande capacidade de medir desempenhos e fazer suposições.


    Ele é um colaborador que também costuma ser paciente e bastante racional. Além disso, é comprometido com regras e prazos, sendo muito bom para garantir que as coisas permaneçam estáveis.


    Analista


    O analista é bem parecido com o planejador, pois é bom com planos, processos e padrões. Entretanto, eles se diferenciam um pouco, pois o analista é mais minucioso e voltado para a rotina do que para os planos de longo prazo.


    Por isso, ele acaba sendo ótimo para lidar com processos e analisar o desempenho, mas como se cobra muito, pode dificultar sua reação nos momentos de maior pressão.


    Comunicador


    O comunicador é aquele que transmite perfeitamente as mensagens que deseja passar, sendo bastante assertivo e persuasivo.


    Essas características fazem com que esse profissional se torne bastante carismático e com grande capacidade de motivar e liderar. É exatamente por tudo isso que ele costuma ser valorizado nas empresas, principalmente em cargos que dependem de interações constantes com clientes.


    Competitivo


    Uma das principais características do perfil competitivo é que ele é muito mais agressivo em busca de suas metas e da superação dos colegas. Pode até ser que isso seja positivo, mas nem sempre é assim, pois esse tipo de comportamento pode gerar inimizades na equipe, o que exige habilidade da equipe de RH na gestão de conflitos.


    Mas como alinhar o perfil de acordo com as habilidades e competências necessárias?


    Os diversos tipos de perfis profissionais existentes podem e devem contribuir com qualquer organização, sendo importante alinhar cada um com cargos e atribuições que combinem com as características de cada, evitando os descontentamentos, por exemplo.


    Além do mais, os perfis são diferentes, com pontos positivos e negativos, podendo ser trabalhados com atividades de desenvolvimento pessoal. Tanto é que algumas características podem ficar mais ou menos em destaque, conforme cada pessoa vai amadurecendo e aprendendo a lidar com suas limitações e pontos fortes. Por isso, o ideal é sempre pensar em atividades que trabalhem o autoconhecimento, acelerando o amadurecimento.


    Agora, que tal dar um passo no crescimento do seu RH? A Setrata possui conhecimento necessário para te ajudar a gerenciar os processos de Recursos Humanos e Departamento Pessoal da sua empresa. Entre em contato conosco!







    Tags:


    Comentários Via Facebook


Sede Setrata Brasil: Rua João Wyclif, 111 - Sala 2.107 - Centro Empresarial Jardim Sul - CEP 86050-450 - Gleba Palhano - Londrina - PR

Central de Atendimento: contato@setrata.com.br - (43) 3372-8200 - Horário de Atendimento: segunda à sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

Copyright Setrata 2024. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Studio Diip. Design Marcelo Baldi.