SETRATA – Terceirização de Serviços. Questão de confiança.

MENU

INFO SETRATA

  • Qual a importância de fazer pausas no trabalho?


    Ao passar muitas horas trabalhando, é bastante comum muitos profissionais se sentirem cansados no fim do dia. Por isso, é extremamente importante que todos realizem períodos de pausas ao longo da jornada de trabalho, podendo descansar a mente e o corpo.


    Por conta da importância dessa medida, iremos contar mais detalhes sobre o assunto. Então, continue acompanhando o artigo!


    Por que é importante fazer pausas no trabalho?


    Quando uma pessoa trabalha sem fazer pausas, ela pode sofrer um desgaste físico e psicológico. Dessa forma, acabam sendo essenciais para dar um descanso para a mente e o corpo.


    Por conta do mercado competitivo, muitas pessoas costumam fazer menos intervalos, pois acreditam que se descansarem, irão perder tempo.


    Para te ajudar a entender melhor ainda sobre essa importância, separamos os principais motivos para realizá-las no trabalho. Confira!


    Ameniza o estresse


    Como o estresse acontece por conta das grandes responsabilidades e desafios que o colaborador costuma enfrentar, fica mais difícil se concentrar nas atividades e encontrar uma solução para os problemas.


    Por isso, é fundamental realizar pausas para descanso para tirar o foco dos problemas e pensar em outras coisas.


    Assim, quando ele retornar para suas atividades, ele conseguirá pensar melhor e encontrar soluções necessárias para continuar desenvolvendo seu trabalho.


    Melhora a concentração


    Quando o profissional faz uma mesma atividade por um longo período, pode perder a concentração no que está sendo feito. Mas por que isso acontece? Pois a atenção só dura mais ou menos 50 minutos. Portanto, fazer pausas de 5 a 10 minutos faz com que o cérebro consiga descansar para depois o colaborador voltar para a atividade mais concentrado.


    Melhora a produtividade


    As pausas no trabalho também servem para aliviar o estresse e aumentar a produtividade dos colaboradores, fazendo com que ao voltarem, tenham mais disposição para realizar as atividades e produzir com mais qualidade.


    Qual é o tempo ideal de intervalo no trabalho?


    Normalmente, a duração das pausas para descanso varia de acordo com a jornada de cada profissional e da intensidade da atividade que está sendo realizada.


    Portanto, a duração segue de acordo com a realidade de cada negócio e necessidade do profissional. Inclusive, as empresas determinam pausas programadas com a finalidade de melhorar a produtividade de todos.


    Como o RH ajuda a promover essa medida?


    A primeira etapa para ajudar nisso é colocar essa medida em prática.


    O ideal é que os profissionais de RH estabeleçam primeiro uma cultura de intervalo no trabalho, incentivando os colaboradores a adotá-la.


    E para que o RH coloque em prática os benefícios depois de apresentados para a equipe, é essencial:


    ·         Enviar comunicados informando os benefícios das pausas no trabalho e por que elas devem ser feitas;


    ·         Promover atividades de descanso, como ginástica laboral, por exemplo;


    ·         Promover dicas de gestão de tempo e planejamento da rotina.


    Tudo isso faz com que o profissional se engaje cada vez mais na empresa, desejando fazer pausas no trabalho quando necessário para melhorar seu rendimento profissional.


    E você, costuma fazer pausas no trabalho ou tem alguma dúvida sobre o assunto? Conta pra gente!







    Tags:


    Comentários Via Facebook


Sede Setrata Brasil: Rua João Wyclif, 111 - Sala 2.107 - Centro Empresarial Jardim Sul - CEP 86050-450 - Gleba Palhano - Londrina - PR

Central de Atendimento: contato@setrata.com.br - (43) 3372-8200 - Horário de Atendimento: segunda à sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

Copyright Setrata 2024. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Studio Diip. Design Marcelo Baldi.